Perda de equilíbrio representa maior risco de fracturas em idosos
Pesquisa de equipa de investigadores suecos

A perda de equilíbrio pode ser um indício de maior risco de futuras fracturas ósseas em idosos, segundo sugere uma equipa de investigadores suecos num artigo publicado no «American Journal of Epidemiology».    
A pesquisa envolveu mais de 24 mil gémeos com idade média de 55 anos que responderam a um questionário. Do total de participantes, 12% relataram dificuldade na manutenção do equilíbrio, noticia a News.med.

Os investigadores seleccionaram os gémeos que discordavam nos seus relatos, ou seja, os casos em que um afirmava perda de equilíbrio e o outro não, tendo sido acompanhados ao longo de sete anos.

Os gémeos que apresentavam perdas de equilíbrio eram três vezes mais propensos a fracturas na bacia em comparação com os que não tinham o problema.

As mudanças na manutenção do equilíbrio provocaram quedas, sendo a causa de cerca de 40% dos casos de fracturas na bacia.

Publicador    Fabrica de Conteúdos
Data     12 Fev 2009